CORES
1 - O que é 4x0, 4x1, 4x4?
4x0: frente colorido e verso branco | 4x1: frente colorido e verso em tons de cinza | 4x4: frente e verso colorido.
2 - Qual diferença CMYK e RGB?
CMYK são cores para impressão e RGB são as cores de visualização na tela do monitor. É necessário converter as cores da arte de RGB para CMYK.
3 - Vocês garantem fidelidade de cores?
Não garantimos fidelidade de cores, pode haver variação de até 15% do arquivo original.
4 - Vocês imprimem em PANTONE?
Não. É necessário converter as cores da arte de PANTONE para CMYK.
5 - Como converter as cores de meu arquivo para CMYK?
Nos softwares corel draw, photoshop, illustrador ao clicar nas propriedades da cor de um elemento vetorizado da arte, o software permite alternar entre os tipos de cor (escolha CMYK).
6 - Ao converter para CMYK a cor ficou diferente no meu monitor, como proceder?
Não se preocupe ficará boa a impressão. CMYK são cores para impressão e RGB são as cores de visualização na tela do monitor, por isso ocorre a diferença. É necessário converter as cores da arte de RGB para CMYK.
7 - A cor que vejo no monitor é exatamente a que será impressa?
Praticamente. Pode existir uma leve variação de cor visto que monitores utilizam o esquema de cores RGB (Red, Green, Blue), ou seja, vermelho, verde, azul. Nossas impressoras profissionais utilizam o esquema CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black), ou seja, ciano, magenta, amarelo e preto. Essa variação, entretanto, não deve afetar a qualidade da impressão.
8 - Porque devo calçar o preto e ficar atento aos efeitos de degradê?
Utilizando o código CMYK (áreas completamente pretas devem ter, além do preto (K=100%), 40% de ciano (C=40%). Esse processo é chamado de “calçar” o preto, e resulta em uma cor mais rica, devendo ser aplicado em planos de fundo. Não se deve fazer isto, no entanto, para detalhes finos, como por exemplo, texto. Neste caso, o ideal é utilizar o preto comum (K=100%). Sobre o degradê não esqueça de converter todas cores envolvidas para CMYK.